-

Parceiros SAP no Brasil se recuperam da recessão da Covid-19

O relatório ISG Provider Lens™ afirma que as práticas de trabalho remoto ajudaram os parceiros SAP a sobreviver à segunda onda da pandemia e fortalecer a força de trabalho com consultores freelancers qualificados

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--O mercado de serviços SAP no Brasil vem se recuperando de um declínio acentuado no início da pandemia, após absorver o impacto da segunda onda da Covid-19 no país, em janeiro deste ano. A informação é do novo relatório publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq:III), uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP HANA Ecosystem Services 2021 para o Brasil constatou que os fornecedores tiveram uma queda acentuada nos negócios entre março e junho de 2020, mas viram as vendas voltarem gradualmente na segunda metade do ano, especialmente em novembro, conforme o número de casos de Covid-19 passou a diminuir. No momento em que a segunda onda atingiu o país em janeiro, os provedores haviam adotado modelos de negócios de trabalho em casa e puderam fechar e assinar contratos virtualmente e ter projetos realizados por consultores trabalhando remotamente.

Os requisitos de trabalho em casa impostos pela pandemia realmente beneficiaram os provedores de serviços SAP no Brasil, dando-lhes maior acesso aos talentos locais, diz o relatório. Muitos consultores independentes agora trabalham remotamente para mais de uma empresa, dividindo seus dias de trabalho em turnos. Os fornecedores brasileiros agora podem pagar esses profissionais mais qualificados, pagando-os por entregas, em vez de horas trabalhadas. Em alguns casos, isso permite que fornecedores locais contratem freelancers que também trabalham para fornecedores europeus ou norte-americanos, mesmo que eles não possam corresponder às taxas de pagamento por hora de empresas estrangeiras.

A recuperação dos contratos de serviço permitiu que o crescimento de longo prazo do mercado SAP S/4HANA continuasse, diz o ISG.

“O mercado S/4HANA no Brasil amadureceu a ponto de a maioria das empresas não ser afetada pelo fim do suporte ao produto SAP ERP legado”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global do ISG Provider Lens Research. “As empresas estão acelerando seus planos de transformação digital e avançando com atualizações por uma série de razões, incluindo a necessidade de mudar para a nuvem em resposta à demanda acelerada pela Covid-19”.

Os clientes corporativos ganharam mais flexibilidade na nuvem com a campanha “RISE with SAP” da SAP, lançada em janeiro de 2021, que permite às empresas implementar S/4HANA em um modelo SaaS rodando em qualquer nuvem que escolherem, afirma o relatório. A SAP reduziu seus esforços para enviar clientes para SAP S/4HANA Cloud, a configuração ERP compartilhada em execução na SAP Cloud Platform (SCP).

Os provedores de serviços no Brasil que realizam transformações SAP S/4HANA estão aprimorando suas ferramentas de avaliação e migração para clientes de grande e médio porte, afirma o ISG. Mais empresas estão oferecendo ferramentas automatizadas que usam inteligência artificial para permitir transformações mais seguras e rápidas. Isso inclui ferramentas para extrair e converter dados para carregar no banco de dados HANA e para identificar código customizado na linguagem ABAP da SAP e reescrevê-lo para executar com S/4HANA. Esta automação permite que muitos dos projetos de transformação sejam concluídos em menos de 10 meses.

O relatório também pesquisa o mercado brasileiro de serviços relacionados ao SAP Business Technology Platform (SAP BTP), anteriormente chamado de Leonardo. Embora o BTP não seja uma oferta comum entre os provedores de serviços SAP no Brasil, alguns estão investindo na expansão desses serviços.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP HANA Ecosystem Services 2021 para o Brazil avalia as capacidades de 36 provedores de serviços em cinco quadrantes: SAP S/4HANA System Transformation for Large Accounts; SAP S/4HANA System Transformation for the Midmarket; Managed Application Services for SAP ERP; SAP Business Technology Platform and Intelligent Technologies, e Managed Cloud Services for SAP HANA.

O relatório nomeia a Accenture, Capgemini e IBM como líderes em quatro quadrantes cada, e essence IT, Infosys, NTT DATA (FH) e Tech Mahindra como Líderes em três quadrantes cada. Deloitte, T-Systems e Wipro são Líderes em dois quadrantes cada, e BCI Consulting, Cast group, Seidor e Softtek são Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Infosys, Neoris, T-Systems e Wipro são consideradas Rising Stars — empresas que tem um “portifólio promissor” e um “alto potencial futuro” pelas definições do ISG — cada um em um quadrante.

Versões customizadas do relatório foram disponibilizadas pela BCI Consulting, essence IT, NTT DATA (FH) e T-Systems.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP HANA Ecosystem Services 2021 para o Brasil está disponível para os assinantes do ISG ou para compra eventual nessa webpage.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Países Nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa de lentes do provedor ISG, visite este webpage.

A série é um complemento aos relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq:III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.

Contacts

Press:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press for ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
thabata@mondonipress.com.br

Information Services Group, Inc.

NASDAQ:III

Release Versions

Contacts

Press:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press for ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
thabata@mondonipress.com.br

More News From Information Services Group, Inc.

Empresas brasileiras aceleram inovação com ajuda de fornecedores

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Um número crescente de empresas no Brasil está investindo em serviços de inovação digital para obter os benefícios competitivos das novas tecnologias, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA. O relatório ISG Provider Lens™ Digital Business Innovation Services de 2025 para o Brasil conclui que as rápidas mudanças de mercado...

Tendência multicloud leva empresas brasileiras à Oracle

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Muitas empresas no Brasil estão adotando a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) como parte de uma ampla migração para ambientes multicloud, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA. O relatório ISG Provider Lens™ Oracle Cloud Ecosystem de 2024 para o Brasil conclui que os setores de saúde, varejo, serviços financeiros e outros...

Indústria de saúde do Brasil se moderniza para melhorar o atendimento e reduzir custos

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--As empresas de saúde no Brasil estão adotando rapidamente tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade da assistência médica e o acesso a ela, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA. O relatório ISG Provider Lens™ Healthcare Digital Services de 2024 para o Brasil conclui que os fornecedores de saúde do país estão busca...
Back to Newsroom