ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos--(BUSINESS WIRE)--O AD Ports Group (ADPORTS:ADX), um facilitador de soluções integradas de comércio, transporte e logística, anunciou a inauguração do CMA Terminals Khalifa Port, um terminal de contêineres de última geração, no valor de AED 3,1 bilhões (US$ 845 milhões), por Sua Alteza o Xeque Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Presidente do Conselho Executivo de Abu Dhabi.
A inauguração é um importante marco no desenvolvimento do Porto de Khalifa, o porto emblemático do AD Ports Group. A instalação portuária de contêineres, ro-ro (roll on-roll off) e multiuso de classe mundial foi inaugurada em dezembro de 2012 e, em apenas 12 anos, expandiu-se para se tornar um dos portos comerciais com crescimento mais rápido e eficiente no mundo.
O CMA Terminals Khalifa Port, administrado por uma joint venture entre a subsidiária do CMA CGM Group, CMA Terminals (70%) e o AD Ports Group (30%), apresenta uma infraestrutura portuária avançada com portões automatizados e sistemas integrados, que aumentam a eficiência e a sustentabilidade. A instalação disponibiliza energia de terra para embarcações para reduzir as emissões, além de diversas áreas de painéis solares contribuindo para a mistura de energia das operações do terminal, incluindo o primeiro edifício administrativo sem emissão de carbono líquido zero da região, alimentado por fontes de energia renováveis. O edifício ganhou o prêmio Net Zero Building Project of the Year em 2022 do MENA Green Building Awards.
A adição da instalação CMA CGM incrementa a capacidade anual de contêineres do Porto de Khalifa em 23%, totalizando quase 10 milhões de TEUs (unidades equivalentes a vinte pés). O novo terminal está preparado para a conectividade ferroviária e aumentará significativamente a posição do Porto de Khalifa como uma importante porta de entrada para a região. O projeto da nova instalação obedece aos princípios de sustentabilidade na construção, o que apoia as metas mais amplas dos Emirados Árabes Unidos de criar uma economia circular, reciclar a construção e reduzir o desperdício operacional.
A nova instalação inclui oito guindastes avançados Ship to Shore (STS) e 20 guindastes Electric Rubber Tyred Gantry (e-RTG), o que aumenta a reputação do Porto de Khalifa como um dos portos comerciais mais avançados tecnologicamente do mundo, ressaltando a importância de Abu Dhabi na condução do futuro do comércio sustentável e inteligente.
Sua Excelência Mohamed Hassan Alsuwaidi, Presidente do AD Ports Group, disse: “A inauguração do CMA Terminals Khalifa Port torna os Emirados Árabes Unidos um destino de investimento de primeira linha e consolida sua posição como um parceiro-chave para players globais. O novo terminal aumentará o fluxo comercial e estimulará o crescimento econômico de longo prazo em Abu Dhabi e nos Emirados Árabes Unidos”.
Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do CMA CGM Group , disse: “A inauguração do nosso novo terminal de contêineres é um grande passo para o desenvolvimento do Porto de Khalifa, consolidando a posição de Abu Dhabi como um centro de comércio global. Esta infraestrutura estratégica permitirá o aumento das atividades de transporte e logística em toda a região. Junto ao nosso parceiro, o AD Ports Group, temos o prazer de oferecer um terminal moderno com um forte foco em inovação e sustentabilidade”.
Capitão Mohamed Juma Al Shamisi, Diretor Executivo e CEO do Grupo AD Ports Group, disse: “O CMA Terminals Khalifa Port terá um impacto significativo na conexão de Abu Dhabi, reforçando sua importância crucial no cenário do comércio global e contribuindo para a diversificação econômica local em conformidade com a visão de nossa liderança. Esta nova instalação consolida o AD Ports Group como um dos principais operadores portuários globais do mundo. Estamos ansiosos por uma parceria longa e mutuamente benéfica com a CMA CGM que traga benefícios econômicos de longo prazo para os Emirados Árabes Unidos e Abu Dhabi, enquanto trabalhamos juntos para construir um futuro de transporte global sustentável”.
A inauguração do CMA Terminals Khalifa Port marca o término da Fase 1 do novo projeto de terminal para a CMA CGM, com a construção de um cais inicial de 800 metros (18,5 metros de profundidade) e oito guindastes STS, o que acrescentou uma capacidade total de 1,8 milhão de TEUs (unidades equivalentes a vinte pés) ao Porto de Khalifa.
Com a inauguração da nova instalação da CMA CGM, o Porto de Khalifa alcançou uma nova posição como um dos principais centros de comércio portuário da região. O Porto de Khalifa agora se estende por 6,3 km2, com 41 guindastes de cais, 159 guindastes de verga, 11,7 km de muro de cais e 3,8 km de comprimento de quebra-mar.
Fonte: AETOSWire
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.