CANTON, Massachusetts--(BUSINESS WIRE)--A Orthogon Therapeutics, uma desenvolvedora de novos medicamentos antivirais, anunciou hoje o fechamento de uma rodada de financiamento com excesso de inscrições, excedendo sua meta de US$ 5 milhões e elevando o financiamento total para mais de US$ 25 milhões. Este financiamento acelerará o desenvolvimento de seus tratamentos de primeira classe para gerenciar a reativação do vírus BK em pacientes transplantados.
A empresa desenvolveu com sucesso medicamentos de pequenas moléculas que têm como alvo direto proteínas virais essenciais ao ciclo de vida do poliomavírus. Os poliomavírus não têm alvos proteicos antivirais convencionais e têm escapado ao desenvolvimento de medicamentos por décadas. Apoiada por uma base diversificada de investidores e um pipeline de medicamentos com mecanismos de ação exclusivos, a Orthogon está abordando essa área de necessidade médica urgente não atendida.
“Nossos antivirais de pequenas moléculas de alta afinidade rivalizam com a potência de biológicos, sem as suas desvantagens”, disse o Dr. Stephen Weeks, vice-presidente de Biologia Estrutural na Orthogon Therapeutics. “Essa conquista destaca a capacidade da nossa plataforma de atingir proteínas virais anteriormente impossíveis de tratar”.
Este avanço coincide com a criação pela Orthogon de um modelo animal pioneiro para estudar a patologia do poliomavírus BK. Historicamente, os pesquisadores não tinham insights in vivo sobre a progressão da doença do vírus BK. Esse modelo aprofunda a compreensão dos mecanismos da doença e fornece uma plataforma robusta para testar terapias, solidificando a liderança da Orthogon em abordar barreiras aos tratamentos de poliomavírus.
A estratégia terapêutica da empresa oferece a primeira solução abrangente para gerenciar toda a escada de risco do vírus BK – desde a reativação precoce, indicada pela eliminação do vírus na urina, até a disseminação sistêmica e complicações graves, como BKVAN, disfunção do enxerto e falha do transplante. Ao intervir nos estágios iniciais da reativação, esta abordagem estende os benefícios do tratamento a mais pacientes, reduz a necessidade de intervenções agressivas em estágio avançado e melhora o sucesso do transplante a longo prazo.
“É incrivelmente gratificante ver nossos designs de fármacos progredirem do laboratório para modelos translacionais”, disse Ali H. Munawar, Ph.D., CEO da Orthogon Therapeutics. “Nossos antivirais de pequenas moléculas oferecem vantagens únicas sobre as terapias emergentes, superando desafios relacionados à entrega, estabilidade e, mais importante, ao alcance dos locais intracelulares de replicação viral nos rins. Essas capacidades, combinadas com a flexibilidade de dosagem da administração oral, nos permitem preencher lacunas significativas no cuidado de pacientes transplantados”.
Este levantamento estratégico destaca a abordagem disciplinada da Orthogon em relação à capitalização, permitindo avanços focados em marcos de alto impacto e reforçando a confiança dos investidores em sua missão de oferecer a primeira terapia administrada por via oral para infecções por BK poliomavírus.
Sobre BK e os Poliovírus:
O vírus BK (BKV), membro da família dos poliovírus, estabelece uma infecção persistente, silenciosa e vitalícia em mais de 80% dos adultos saudáveis. A reativação do BKV ocorre nos rins de quase metade de todos os pacientes transplantados de órgãos sólidos e células-tronco, levando a complicações graves e à perda do enxerto. Outros poliovírus humanos, como o vírus JC e o poliovírus de células de Merkel, causam leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) fatal e carcinoma agressivo de células de Merkel, respectivamente.
Sobre a Orthogon Therapeutics:
A Orthogon utiliza design de medicamentos baseado em estrutura avançada e biofísica para criar terapias revolucionárias direcionadas a alvos farmacológicos desafiadores. Para saber mais, visite www.orthogontherapeutics.com.
Orthogon Therapeutics, LLC é uma empresa independente de P&D, de capital fechado, afiliada à plataforma de descoberta Pledge Therapeutics. A empresa está sediada no hub biotecnológico de Greater Boston, com uma filial em Leuven, Bélgica. Mais informações em www.pledge-tx.com.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.