Dow e Ube formam joint-venture para fabricar eletrólitos para baterias de íon lítio

A joint-venture irá expandir as ofertas de material avançado de bateria da Dow e posicionar os eletrólitos formulados da Ube globalmente

TÓQUIO & MIDLAND, Michigan--()--A Dow Chemical Company (NYSE:DOW) e a Ube Industries, Ltd. (Ube) anunciaram hoje a assinatura de um contrato para formação de uma joint-venture para fabricar e comercializar eletrólitos formulados para baterias de íon lítio (lithium-ion batteries, LIBs) em aplicações de armazenamento de energia. A joint-venture, igualmente dividida, denominada Advanced Electrolyte Technologies LLC, deve ser concluída no final deste ano, dependendo de aprovação regulatória.

A joint-venture é outro passo importante no compromisso da Dow de desenvolver tecnologias em ciência de materiais inovadores para responder a alguns dos desafios mais prementes da sociedade através da química, incluindo a crescente necessidade mundial por soluções de energia limpa. A joint-venture completa também a estratégia de crescimento dos negócios de materiais energéticos da Dow através da adição de eletrólitos formulados a um portfólio de produtos integrados que atendem à indústria de rápido crescimento de armazenamento de energia.

“A crescente demanda por produção de energia alternativa e sistemas de armazenagem de energia coloca tecnologias, como a de baterias avançadas para veículos híbridos/elétricos e geração de energia, no centro das mega tendências globais”, disse Heinz Haller, vice-presidente executivo e diretor comercial da Dow, “a parceria com uma líder da indústria de eletrólitos, como a Ube, proporciona à Dow a capacidade de oferecer aos fabricantes de células uma oferta robusta de tecnologia de materiais que atende às enormes exigências de desempenho de baterias”.

A nova joint-venture também vai possibilitar que a Ube reforce sua rede global de suprimentos e melhore a competitividade de custos de sua tecnologia de eletrólitos fora do Japão. Isso permitirá que a Ube usufrua de outros segmentos geográficos de rápido crescimento com suas tecnologias de eletrólitos formulados de categoria internacional.

“Estamos entusiasmados com a formação da Advanced Electrolyte Technologies com a Dow”, disse Shinoby Watanabe, diretor administrativo da Ube. “Combinar a força da ciência de materiais e a pegada global da Dow com o conhecimento especializado da tecnologia de eletrólitos da Ube vai oferecer oportunidades significativas de crescimento para as duas empresas”.

A primeira unidade de manufatura da joint-venture deve ser construída no local das operações de Michigan da Dow, em Midland, para lançamento em 2012.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE:Dow) combina o poder da ciência e da tecnologia com o “elemento humano” para inovar apaixonadamente o que é essencial para o progresso humano. A empresa combina química e inovação com os princípios de sustentabilidade para ajudar a tratar de vários dos mais desafiadores problemas do mundo, como a necessidade de água potável, geração e conservação de energia renovável e o crescimento da produtividade agrícola. O diversificado portfólio de negócios de produtos químicos especiais, materiais avançados, agrociências e plásticos da Dow, líder da indústria, oferece um amplo conjunto de produtos e soluções de base tecnológica para clientes de aproximadamente 160 países e de setores de alto crescimento, como eletrônica, água, energia, revestimentos e agricultura. Em 2010, a Dow registrou vendas anuais de US$ 53,7 bilhões e empregou aproximadamente cinquenta mil pessoas em todo o mundo. Os mais de cinco mil produtos da empresa são fabricados em 188 locais em 35 países de todo o mundo. Referências a “Dow” ou “Empresa” significam The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que de outra forma expressamente indicada. Outras informações sobre a Dow podem ser encontradas em www.dow.com.

Para informações editoriais:
The Dow Chemical Company