94% dos CSPs planejam utilizar Cloud RAN em suas instalações de 5G

Resultados de pesquisa realizada com mais de 50 importantes provedores de serviços de comunicação (CSPs) de todo o mundo

RICHARDSON, Texas--()--A Mavenir, dedicada a acelerar a transformação de redes de software e redefinir a economia de redes móveis para provedores de serviços de comunicação (Communication Service Provider, CSP), anunciou os resultados de uma nova pesquisa global com operadores de 5G. A pesquisa, realizada pela Heavy Reading em novembro de 2017, revela novas descobertas importantes sobre os planos de desenvolvimento e implementação de 5G de mais de 50 CSPs importantes de todo o mundo.

Entre os destaques identificados, a grande maioria dos CSPs — 94% no total — respondeu que pretende implementar arquiteturas de Cloud RAN, parcial ou integralmente, em suas redes de 5G. Gabriel Brown, analista principal da Heavy Reading, apontou: “Nossa pesquisa mostra uma intensa adesão à Cloud RAN como arquitetura de implementação de 5G. As respostas indicam que a arquitetura será amplamente utilizada à medida que os operadores implementarem redes de 4G e 5G avançadas”.

Além disso, o 5G é visto muito mais como uma evolução do que uma revolução, com o desenvolvimento da estratégia de 5G a partir do 4G avançado.

“A estratégia de 5G para essas operadoras móveis é aproveitar o 4G avançado, e essa estratégia de evolução é precisamente a razão pela qual as decisões tomadas atualmente afetarão em grande medida a economia das redes móveis”, comentou Pardeep Kohli, presidente e diretor executivo da Mavenir. “Esta pesquisa identificou uma forte adesão à Cloud RAN como arquitetura de implementação de 4G/5G. Isso é um acréscimo ao que já aprendemos: com a implementação da Cloud RAN da Mavenir, os operadores móveis podem obter uma economia de até 49% em investimentos em bens de capital (Capex) e 31% de economia anual em despesas operacionais (Opex)1.”

“Os operadores móveis veem com bons olhos padrões abertos, já que lhes permitem aproveitar inovações em todo o ecossistema”, esclareceu Brown, da Heavy Reading. “A pesquisa mostra que isso se aplica aos domínios de RAN e centrais.”

Outras importantes descobertas do relatório mostram a intenção de CSPs de implementar redes definidas por software (software defined network, SDN) para lidar com a enorme quantidade de casos de uso pesado de dados prevista para o curto prazo. Ainda que estratégias individuais de SDN variem bastante, é amplamente aceito entre os pesquisados que plataformas de edge computing e fatiamento de redes desenvolvidas a partir de arquiteturas na nuvem serão fundamentais para o sucesso de seus desenvolvimentos de 5G.

A Cloud RAN da Mavenir estende a virtualização para a extremidade da rede e proporciona um diferencial estratégico ao possibilitar que unidades de rádio remotas (Remote Radio Unit, RRU) sejam interoperacionais com unidades de banda de base em nuvem virtualizada (virtualized Cloud Base Band Unit, vBBU) sobre Ethernet Fronthaul (FH) a um décimo da largura de banda atualmente necessária com soluções proprietárias. A Cloud RAN abre as portas para utilizar soluções de fronthaul e o processamento da interface de rádio em processadores COTS, tudo gerando um impacto significativo sobre o custo total de propriedade.

Para obter mais informações sobre a pesquisa, entre em contato conosco.

Sobre a Mavenir:

A Mavenir é uma empresa baseada em finalidade que busca redefinir a economia de redes móveis para provedores de serviços de comunicação (Communication Service Provider, CSP). Nossas soluções abrem caminho para o 5G com soluções de rede Cloud Native de ponta a ponta, 100% baseadas em software. Aproveitando os avanços dos primeiros do mercado em VoLTE, VoWiFi, Advanced Messaging (RCS), Multi-ID, vEPC e Cloud RAN, a Mavenir acelera a transformação de redes para mais de 250 clientes CSP em um número superior a 130 países, que atendem a mais de 50% dos assinantes do mundo.

Nós incorporamos arquiteturas tecnológicas e modelos de negócios inovadores e revolucionários que promovem agilidade, flexibilidade e velocidade de serviços. Com soluções que impulsionam a evolução da NFV para obter economia de escala na internet, a Mavenir oferece a CSPs soluções para geração de receita, redução de custos e proteção da receita. www.mavenir.com

Mavenir, o logotipo em M e CloudRange são marcas comerciais de titularidade da Mavenir Systems, Inc.

Copyright © 2017 Mavenir Systems, Inc. Todos os direitos reservados.

1 Estudo de TCO da Mavenir (http://info.mavenir.com/cloudran-tco-white-paper)

Mavenir
Maryvonne Tubb