Panasonic desenvolve solução única de cabo e conector para transmissão de sinais de vídeo 8K de amplo espectro*1

Usando uma fibra óptica plástica e modulação multinível exclusivas, o novo cabo com conector incorporado da Panasonic permite transmissão de vídeo de alta qualidade e à longa distância.

Hybrid Cable (Metal wire & plastic optical fiber) (Graphic: Business Wire)

OSAKA, Japão--()--A Panasonic Corporation anunciou hoje que desenvolveu uma solução única de cabo e conector que permite a transmissão de sinais de vídeo 8K de amplo espectro descompactados*1.

Atualmente, para se transmitir sinal de vídeo via cabos com conector incorporado de uma fonte de sinal de 8K ou outros dispositivos para uma tela de 8K, imagens equivalentes a 4K são transmitidas usando quatro cabos HDMI, e depois são combinadas para exibição em resolução 8K por processamento de imagem. O novo cabo com conector incorporado recém-desenvolvido da Panasonic, que usa tecnologia de fibra óptica plástica, pode alcançar a transmissão de vídeo 8K de amplo espectro com um único cabo, com melhor largura de banda e extensão.

É possível alcançar uma transmissão de alta velocidade por conector de fibra óptica quando os eixos ópticos estão completamente alinhados. Entretanto, quando o equipamento e as partes da conexão do cabo são separáveis é difícil alinhar com exatidão os eixos ópticos na conexão, o que gera uma conectividade inadequada, além de outros defeitos. Isso tem obstruído a implantação de cabos de fibra óptica em cabos de transmissão de vídeo com conectores separáveis.

Trabalhando com a KAI Photonics Co., Ltd., um empreendimento da Universidade Keio do Japão, a Panasonic desenvolveu cabos com conector incorporado que usam "fibra óptica plástica e sua tecnologia de conexão usando uma ligação do tipo caneta esferográfica*2.” Além disso, ao aplicar a tecnologia da Panasonic à modulação multinível de sinais de banda larga, foi alcançada uma largura de banda de transmissão superior a 100 Gbps com um único cabo.

O Professor Yasuhiro Koike, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Keio, comentou: "Estou muito satisfeito porque a Panasonic desenvolveu com sucesso um cabo protótipo para a transmissão de imagens 8K com 'fibra óptica plástica e sua tecnologia de conexão usando uma ligação do tipo caneta esferográfica', que foi desenvolvida pela Universidade Keio. Gostaríamos de cooperar ainda mais com a Panasonic para atender as diversas necessidades de transmissão audiovisual".

Em antecipação à propagação do uso corporativo de dispositivos 8K no mercado B2B, a Panasonic visa fazer com que essa tecnologia inovadora de cabo com conector incorporado se torne um padrão internacional.

Tecnologias associadas a esse modelo original estarão em exposição no estande da Panasonic na CES 2016, que será realizada em janeiro, em Las Vegas, EUA.

Obs.:

*1   O termo indica uma Imagem de aprox. 33 milhões de pixels (7.680 x 4.320) e 120 quadros/seg. Uma imagem em Full HD (alta definição completa) é composta por aprox. 2 milhões de pixels (1.920 x 1.080) e 60 quadros/seg., e uma imagem 4K de aprox. 8 milhões de pixels (3.840 x 2.160) e 60 quadros/seg.
*2 A tecnologia de ligação do tipo caneta esferográfica para conexão de fibra óptica plástica foi desenvolvida em conjunto pela Mitsubishi Pencil Co, Ltd. e pelo Professor Yasuhiro Koike da Universidade Keio.

Sobre a Panasonic

A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para clientes nos setores de produtos eletrônicos, habitação, automotivo, soluções corporativas e indústrias de dispositivos. Desde sua fundação em 1918, a empresa se expandiu globalmente e hoje opera 468 subsidiárias e 94 empresas associadas em todo o mundo, registrando vendas líquidas consolidadas de 7,715 trilhões de ienes para o ano encerrado em 31 de março de 2015. Empenhada na busca de novos valores através da inovação das linhas divisionais, a empresa emprega suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para saber mais sobre a Panasonic: http://www.panasonic.com/global

Media Contacts:
Public Relations Department