Kowa anuncia análises de subgrupos do ensaio de Fases II/III de Peretinoína (NIK-333) em pacientes submetidos à terapia curativa contra carcinoma hepatocelular (HCC) e indica as populações que podem obter os maiores benefícios da terapia

TÓQUIO--()--

Kowa anuncia análises de subgrupos do ensaio de Fases II/III de Peretinoína (NIK-333) em pacientes submetidos à terapia curativa contra carcinoma hepatocelular (HCC) e indica as populações que podem obter os maiores benefícios da terapia com peretinoína

A peretinoína pode reduzir a reincidência da carcinogênese

Apresentado na Sociedade Americana de Oncologia Clínica

Simpósio de Cânceres Gastrointestinais de 2011

A Kowa Company, Ltd. anunciou hoje que os resultados das análises de subgrupos de peretinoína (nome genérico; código NIK-333), ensaio clínico de Fases II/III, que avaliou a eficácia supressiva em recorrências de carcinoma hepatocelular (HCC), serão apresentados na Sessão geral de pôsteres da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, durante o Simpósio de Cânceres Gastrointestinais de 2011 (ASCO-GI 2011), no dia 21 de janeiro de 2011, em São Francisco, EUA (resumo nº 165).

As análises foram desenvolvidas em dois subgrupos (pacientes com insuficiência hepática leve (Child-Pugh A*) ou pacientes com um tumor com diâmetro abaixo de 20 mm antes da terapia curativa).

Nesses subgrupos, a administração de 600 mg/dia de peretinoína apresentou redução significativamente maior do risco de recorrência de HCC ou morte (o ponto final primário), em comparação com o placebo. Esses resultados foram melhores do que no estudo como um todo e parecem indicar subgrupos de pacientes que podem se beneficiar da terapia com peretinoína. A observação oferece uma indicação para seu modo de agir, já que sugere que a peretinoína pode prevenir a ocorrência de novos tumores do fígado. Esses resultados reforçam a análise no estudo de Fases II/III, sugerindo que a peretinoína impede a recorrência do HCC.

*Sistema de classificação Child-Pugh, que corresponde a A, B ou C, classifica a insuficiência hepática em pacientes com cirrose hepática e é usado para avaliar o prognóstico dos pacientes.

Sobre as análises do subgrupo do ensaio de Fases II/III

Nessas análises de subgrupos, os pacientes classificados como Child-Pugh A com função hepática relativamente preservada foram selecionados para avaliar a eficácia (taxa de sobrevivência sem reincidência – RFS) de peretinoína. A avaliação dos pontos finais de eficácia do HCC ou de doenças relacionadas com o HCC (incluindo sobrevivência geral e RFS) pode ser confundida pela inclusão de pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave (Child-Pugh B ou C), porque esses pacientes têm taxas mais altas de eventos adversos, incluindo morte, devido à cirrose hepática subjacente. A reincidência de HCC é geralmente dividida em dois tipos: metástase intra-hepática e carcinogênese reincidente (multicêntrica). Quase todas as reincidências que ocorrem entre pacientes que receberam tratamento para um tumor com diâmetro de menos de 20 mm resultam de carcinogênese reincidente, por isso os pacientes com tumores anteriores com diâmetro de menos de 20 mm foram selecionados para avaliar o efeito da peretinoína sobre a carcinogênese reincidente.

Entre os quatrocentos e um pacientes do ensaio de Fases II/III, trezentos e dez apresentaram insuficiência hepática Child-Pugh A e cento e quarenta e quatro pacientes apresentaram insuficiência hepática Child-Pugh A e um tumor anterior com diâmetro de menos de 20 mm. No subgrupo Child-Pugh A, a administração de 600 mg/dia (n=100) de peretinoína reduziu o risco de reincidência de HCC ou morte em aproximadamente 40% em comparação com o placebo (n=106) [HR=0,60 (95% CI: 0,40-0,89)]. No subgrupo com Child-Pugh A e tumor anterior com menos de 20 mm, a administração de 600 mg/dia (n=49) de peretinoína mostrou uma redução de 62% de risco de reincidência de HCC e morte em comparação com o placebo (n=49) [HR=0,38 (95% CI: 0,20-0,71)].

Eventos adversos relacionados com a peretinoína foram, principalmente, albuminúria, hipertensão e dor de cabeça, mas todos toleráveis.

As análises de subgrupos em pacientes com insuficiência hepática Child-Pugh A mostraram um efeito supressivo mais claro sobre a reincidência de HCC do que no ensaio de Fases II/III, que foi maior no subgrupo de pacientes que tiveram anteriormente um tumor importante com diâmetro de menos de 20 mm. Considera-se que a eficácia pode ser devida à supressão da carcinogênese reincidente.

Esses resultados reforçam o efeito supressivo da peretinoína sobre a reincidência de HCC sugeridos pelo estudo de Fases II/III.

Sobre o ensaio de Fases II/III

Esse ensaio avaliou a capacidade da peretinoína de reduzir a reincidência de HCC em pacientes que se submeteram à terapia curativa do HCC positivo por vírus da hepatite C. Esses resultados foram também apresentados na ASCO 2010, realizada em Chicago, EUA, em junho de 2010 e ILCA 2010, realizada em Montreal, Canadá, em setembro de 2010.

Os resultados do ensaio de Fases II/III indicaram que a administração de 600 mg/dia de peretinoína durante até noventa e seis semanas reduziu a reincidência de HCC depois da terapia curativa, quando comparado com o placebo.

Especialista comenta o ensaio

O Dr. Kiwamu Okita (superintendente do Hospital Shimonoseki Kohsei e professor emérito da Universidade Yamaguchi), presidente do comitê de coordenação do ensaio de Fases II/III afirmou: “Nessas análises de subgrupos do nosso ensaio, podemos ver um efeito mais claro da peretinoína e isso apoia os dados do ensaio clínico de Fases II/III. E realmente acreditamos que a peretinoína reduz a reincidência de carcinogênese de HCC. Considerando isso, supomos que a peretinoína possa reduzir não só a reincidência de HCC, mas também a carcinogênese da cirrose."

Sobre a peretinoína

A peretinoína é um retinóide acíclico oral com uma estrutura semelhante à vitamina A e seu principal alvo molecular é o receptor retinóide nuclear.

Sobre a Kowa

A Kowa Company, Ltd. (Sede: Nagoya, Japão, presidente e diretor executivo: Yoshihiro Miwa, "Kowa") é uma multinacional de capital fechado, com sede em Nagoya, Japão. Fundada em 1894, a Kowa está ativamente engajada em várias atividades comerciais e de manufatura nos setores de produtos farmacêuticos, ciências da vida, tecnologia da informação, têxteis, maquinaria e vários produtos de consumo. Na sua seção de negócios farmacêuticos éticos, a empresa oferece o Livalo (pitavastatina) para tratamento da hipercolesterolemia, entre outros produtos, para os mercados do Japão, dos Estados Unidos e de outros países do mundo, e está no processo de expansão global do Livalo.

Entre as subsidiárias norte-americanas da Kowa estão a Kowa Research Institute, Inc., voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de produtos farmacêuticos e a Kowa Pharmaceuticals America, Inc., que comercializa seus produtos farmacêuticos. Entre as subsidiárias europeias estão a Kowa Research Europe, Ltd., voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de produtos farmacêuticos e a Kowa Pharmaceutical Europe Co. Ltd., que comercializa seus produtos farmacêuticos. A Kowa está organizando sua rede global a partir das suas bases trilaterais Japão-Europa-EUA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Kowa Company, Ltd.
Kazuhiro Kachi, +81-3-3279-7392 (consultas apenas em japonês)
info-peretinoin@kowa.co.jp (para consultas em inglês e japonês)
Fax: +81-3-3279-7250

Contacts

Kowa Company, Ltd.
Kazuhiro Kachi, +81-3-3279-7392 (consultas apenas em japonês)
info-peretinoin@kowa.co.jp (para consultas em inglês e japonês)
Fax: +81-3-3279-7250