ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos--(BUSINESS WIRE)--A Land Art Generator Initiative (LAGI) convoca equipes de design para criar trabalhos de arte públicos de grande escala para locais específicos que, além de sua beleza conceitual, também tenham a capacidade de aproveitar energia renovável limpa da natureza, converter a energia em eletricidade e distribuir a energia no sistema elétrico da cidade.
A equipe vencedora da competição LAGI dos Emirados de 2010 será anunciada na Cúpula Mundial de Energia do Futuro (WFES), organizada no Centro de Exibição Nacional de Abu Dhabi, ADNEC. O anúncio e a cerimônia de premiação acontecerão no estande de exibição da Masdar no salão principal do ADNEC às 11h00 na quarta-feira, 19 de janeiro. A equipe vencedora receberá o prestigioso prêmio das mãos do Dr. Nawal Al Hosany, diretor de sustentabilidade associado da Masdar, durante o evento aberto para todos os participantes da cúpula.
A apresentação do primeiro prêmio marca o ponto culminante da LAGI 2010, um empreendimento pioneiro que reuniu artistas globais, arquitetos, cientistas, arquitetos paisagistas e engenheiros para criar instalações de arte pública geradoras de energia renovável para Abu Dhabi e Dubai. O concurso internacional recebeu centenas de inscrições de mais de 40 países em seu primeiro ano. O anúncio do projeto vencedor é o próximo passo em direção à construção do primeiro trabalho artístico público de grande escala, que gerará eletricidade para o consumo em uma cidade.
De acordo com Elizabeth Monoian e Robert Ferry, co-fundadores da LAGI, “a quantidade de inscrições inovadoras para o concurso de 2010 dificultou em muito a decisão do júri. O projeto vencedor combina, de forma inteligente, utilidade pragmática e beleza conceitual. Ele mostra que o potencial para a colaboração interdisciplinar em soluções sustentáveis não tem limites. E deixa claro que a geração de energia renovável tem a capacidade de agregar beleza e utilidade aos planos das nossas cidades”.
A LAGI está atualmente procurando parcerias para a próxima fase, a construção. Uma vez terminado, o projeto selecionado será o primeiro do seu tipo e irá se tornar um destino turístico que trará pessoas de todo o mundo para desfrutar da beleza da criação artística colaborativa. Ao mesmo tempo, a própria arte tem o potencial de oferecer energia limpa a milhares de lares nos Emirados, e estabelecer um exemplo educacional para o desenvolvimento sustentável no século XXI. Com o tempo, os trabalhos de arte pública recompensará tanto a pegada de carbono da construção da obra, quanto os custos de instalação, tornando-os o investimento perfeito no nosso futuro.
A Masdar, a iniciativa multifacetada de Abu Dhabi que está avançando o desenvolvimento, comercialização e implementação de soluções e tecnologias de energia alternativa e renovável, patrocinou o primeiro prêmio e está recebendo a equipe vencedora em Abu Dhabi para a cerimônia de premiação.
“A LAGI tem a honra de ter o apoio da Masdar que ajudou a realizar a competição de design de 2010. A visão da Masdar inspirou pessoas ao redor do mundo para conceber novas formas de olhar para o projeto de nossas cidades”, declarou Monoian e Ferry.
Nawal Al Hosany, diretor associado de sustentabilidade da Masdar, comentou sobre o apoio à LAGI: “Estamos extremamente orgulhosos em apoiar a importante iniciativa da LAGI para os EAU. Soluções de design sustentável tem um papel fundamental à medida que ativamente perseguimos os desafios relacionados à energia renovável, eficiência energética e mudança climática. O design sustentável é a chave para muitos dos nossos projetos; de fato a torre de vento apresentada no prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia da Masdar na Masdar City é um exemplo vivo de como é possível combinar um sistema de resfriamento tradicional com soluções modernas, sustentáveis e de design funcional”.
Os visitantes da WFES, que está aberta de 17 a 20 de janeiro, podem ver belas representações das incríveis inscrições para a competição LAGI de 2010. A maioria dos projetos também foram publicados na seção do portfólio no site da LAGI, landartgenerator.org, com exceção do projeto vencedor que aparecerá no site no dia seguinte ao anúncio de 19 de janeiro.
*Fonte: ME NewsWire
Para ver todo o comunicado online e baixar fotos de alta resolução, acesse: http://www.me-newswire.com/news/2960
Notas ao editor:
Para mais informações sobre a Iniciativa Masdar, acesse:www.masdar.ae
E sobre a Land Art Generator Initiative, acesse: www.landartgenerator.org
Galeria de fotos/multimídia disponível: http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=6570867&lang=pt
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.